Quem viaja pelo Brasil já deve ter sido abordado por alguém oferecendo jantares, passeios, brindes.... em troca deve acompanhar este até um local próximo e escutar a proposta que uma equipe treinada tem a oferecer. Muitas destas situações envolvem vendas de imóveis em sistema "time-sharing", que consiste num direito de uso, em princípio, de longa duração e a tempo parcial, de um ou vários locais de férias. O consumidor não compra esse alojamento sozinho. Pelo contrário, partilha a utilização desse local com outras pessoas. Ao adquirir o direito real de habitação periódica, o titular ganha o direito de ocupar um local de férias equipado (apartamento, vila, bangaló, etc.) todos os anos, durante uma ou mais semanas definidas. No fim de cada ano, várias dezenas de famílias terão ocupado o mesmo alojamento.
Em posse desse direito de propriedade e se o empreendimento adquirido for afiliado a RCI, você poderá se cadastrar nesta que é uma das maiores empresas de intercambio de hospedagem internacional.
Bom, em agosto de 2005 eu, minha família e um grupo de amigos viajamos à Fortaleza, através de um pacote comprado da CVC. Eu e minha esposa passeávamos pelo calçadão a noite, próximo a feirinha e fomos abordados da forma acima relatada, com a promessa de ganharmos um passei de escuna. A princípio ficamos receosos, pois com esmola demais a gente desconfia, mas resolvemos ver no que ia dar.
Fomos encaminhado ao Brasil Tropical Residence, um empreendimento legal próximo a orla onde uma vendedora foi muito receptiva e apresentou-nos este plano. A boa lábia junto ao flat que nos foi apresentado nos encantou e lá fui eu tirar o cartão do bolso e adquiri o plano, que consistia na aquisição de 4000 pontos ao custo de R$ 6900,00 na época, parcelados em 31 vezes. De "brinde" um voucher para intercambio em qualquer lugar do Mundo junto a um empreendimento afiliado. Validade do plano: 5 anos.
Para compreender melhor esta questão dos pontos, uma suite para 4 pessoas equivalia 350 pontos para baixa temporada, 700 pontos para média temporada , 1050 pontos para alta temporada e 1750 pontos para datas especiais.
Depois da férias, ao chegarmos em casa, começamos a refletir sobre a aquisição. Será que queimamos dinheiro? Fizemos um bom negócio? Muitas dúvidas pairavam sobre nossas cabeças e chegamos a cogitar em não pagar mais o plano, mas continuamos mesmo assim.
Após uma experiência de 6 anos utilizando o Plano, chegamos a seguinte conclusão:
Vale a pena você adquirir se:
- Você puder programar suas férias com bastante antecedência, pois nos locais mais procurados os empreendimentos disponíveis esgotam-se muito rápido.
- Você puder viajar em período e baixa e média temporada, pois a oferta de bons empreendimentos aumenta nesses períodos.
- Viajar em um grupo de max 4 pessoas, pois a maioria dos aptos são para este numero de pessoas.
Apesar de viajar sempre em mais pessoas, não me arrependi de adquirir o plano, pois já conheci diversos lugares sempre me hospedando em empreendimentos de bom padrão.
Agora, se você gasta bastante em cartão e dispuser de um bom programa de pontos que proporcione o resgate de passagens aéreas, não pense 2 vezes e adquira o plano. Suas férias vão ficar incrivelmente baratas!